sábado, 7 de janeiro de 2012

Mousse al Chèvre com Mostarda di Cremona


Essa é outra das entradas que eu fiz para o Natal, e, na minha opinião, foi a melhor de todas. Como diria Katylene Beezmarcky, é puro loosho, poder e glamour! Phynna! Brincadeiras à parte, ficou muito boa mesmo, é uma combinação sofisticada que vai surpreender quem provar.

A Mostarda di Cremona, segundo esse site,  é uma receita italiana, com origem na idade média, onde era utilizada para acompanhar queijos e carnes. A receita já aparece em um livro de 1604 (!!!), e não é como a mostarda que conhecemos. Na verdade, é uma mistura de frutas variadas preservadas em uma calda doce com mostarda em grãos ou pó. Falando assim parece estranho, mas é muito bom! 

As duas receitas eu tirei de uma Cláudia Cozinha jurássica (edição de Natal de 1999), e como me arrependi de não ter preparado antes! O chèvre (queijo de cabra) pode ser encontrado em bons supermercados. E a semente de papoula, na minha opinião, é totalmente dispensável. Primeiro porque a receita já tem os grãos de mostarda, que dão uma certa crocância, e depois porque a papoula não ficou bem distribuída pela mousse, ao contrário, depoisitou-se toda no fundo da fôrma, o que não deu o visual que eu esperava. Como, ainda por cima, é dificílima de achar, pode tirar sem dó. E agora, papel e caneta na mão, pois hoje é dia de arrasar na cozinha, bebê!

Mousse al Chèvre
(rende aproximadamente 2 fôrmas para bolo inglês)

-      2/3 de xícara de água (160ml)
-      2 envelopes de gelatina em pó sem sabor, incolor (24g)
-      1 litro de creme de leite fresco
-      2 queijos chèvre (240g), sem casca, picados (o que eu comprei não tinha casca)
-      1 colher de sopa de semente de papoula (dispensável)
-      1/2 colher de sopa de sal
-      1/4 de colher de chá de pimenta do reino

Unte com azeite as fôrmas de bolo inglês e reserve. Em um refratário pequeno, coloque a água e polvilhe com a gelatina, mexendo com um garfo. Deixe hidratar por cerca de 5 minutos. Leve ao fogo médio, em banho-maria (fui de microondas), mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até a gelatina derreter. Retire do fogo e reserve.

Em uma panela média, junte o creme de leite, e o queijo e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até o queijo derreter totalmente (uns 20 minutos). Junte a semente de papoula, o sal e a pimenta e misture. Adicione a gelatina e mexa até obter uma mistura homogênea. Transfira para as fôrmas, cubra com filme plástico e deixe na geladeira até firmar (cerca de 2 horas). Desenforme em um prato com bordas e sirva com a mostarda di cremona (receita a seguir).

Mostarda di Cremona

-      100g de laranja glaçada
-      100g de abacaxi glaçado
-      100g de pêra glaçada (troquei por melão e um pouco de casca de limão)
-      100g de figo glaçado
-      100g de cereja glaçada
-      4 xícaras de água
-      1 3/4 de xícara de açúcar (reduzi para 1 1/2)
-      1 pimenta dedo-de-moça cortada ao meio (não falava, mas retirei as sementes)
-      1/4 de xícara de mostarda em grãos

Corte a laranja, o abacaxi, a pêra e o figo em pedaços grandes e reserve. Em uma panela grande, em fogo alto, junte a água, o açúcar a pimenta e a mostarda e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Pare de mexer e cozinhe até a calda engrossar ligeiramente (cerca de 10 minutos). Tire do fogo e retire a pimenta. Junte as frutas reservadas e a cereja e mexa delicadamente. Deixe esfriar e passe para uma tigela média. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira por cerca de 6 horas. Sirva sobre a mousse de queijo de cabra, acompanhado de torradinhas e pães diversos. 


2 comentários:

  1. Fiz hoje a receita, parabéns, ficou incrível!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que bacana, obrigada pelo comentário! Fico muito feliz em saber foi um sucesso. A receita é muito boa mesmo, é gostosa, bonita, chique, e surpreende quem prova...
    Um abraço,
    Samantha.

    ResponderExcluir