domingo, 12 de dezembro de 2010

Iogurte Natural Caseiro


Eu amoooo iogurte! Quando ainda estava na faculdade tentei fazer em casa, mas de um jeito totalmente amador: fervia o leite (qualquer um), despejava um pote de iogurte (qualquer um) e deixava no forno até o dia seguinte. Claro, só deu certo umas poucas vezes, e acabei deixando para lá. Porém, há alguns meses, fuçando no blog La Cucinetta encontrei uma receita super bem explicada (como tudo no blog) e nunca mais errei. Só tinha um probleminha: como não tenho termômetro culinário, era um tal de queimar o dedo testando a temperatura, ou esquecia e deixava esfriar demais... Até que, certo dia, me deram uma dica ótima! Basta ferver metade do leite, e depois acrescentar a outra metade, com uma ou duas colheres de iogurte, e misturar bem. Enrole em uma toalha, e deixe guardado por 8 horas em local quente e seco. Desde então venho fazendo assim, sem erros e desperdício.
.
Este foi o meu café da manhã de hoje: iogurte caseiro com geléia de pêssego caseira (feita pela minha mãe, com pêssegos colhidos no sítio) e um tiquinho de canela. Hummm! Também gosto das seguintes combinações: aveia em flocos, linhaça e mel; morango e castanha do pará (minha favorita), com suco de maracujá (natural), com geléia de amora (faço esta receita em casa, com amoras colhidas no sítio) e por aí vai...

* Estou sem câmera, e por isso a foto foi tirada com o celular. Sorry...

Nenhum comentário:

Postar um comentário